Bem vindo ao meu pequeno espaço de reflexões e coisas bobas do dia a dia! Meu mundinho particular =D

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Livro: Dezesseis Luas


Sinopse:  Dezesseis Luas - Beautiful Creatures #1 - Kami Garcia, Margaret Stohl / Galera Record 2011

 "Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009." 


Quando saiu o trailer deste filme eu fiquei mega empolgada. Gostei do Trailer, queria ver o filme. O livro estava na minha lista há algum tempo, mas como eu estava com preguiça de ler em ebook e queria  ter eles em mãos para ler, acabei assistindo o filme antes de ler o livro. O que é sempre uma faca de dois gumes, porque adaptações de livros sempre deixam a desejar de alguma forma, mas que às vezes é até bom, visto que gostei do filme quando o vi pela primeira vez e não fiquei com aquele sentimento de “nossa destruíram o livro”.

Saí do cinema empolgada, porque eu tinha me divertido com o filme, achado legal, o que me deu mais força para querer ler o livro. Meses depois, uma amiga fez a caridade de me empresta-lo e então eis me aqui.

O livro é ótimo, o desenvolvimento dele é bom, é bem escrito, e a historia é muito mais complexa do que o roteiro do filme tentou passar. Os personagens  no livro são bem melhores do que os representados no filme, vários acontecimentos são diferentes e muito importantes. A trama tem as suas pequenas pontas soltas que te deixa ávido por saber mais e mais, e o que ainda está escondido na trama puxando para o próximo livro, como os pequenos detalhes sobre a mãe de Ethan e seu pai. Mais sobre Macon Ravenwood e o que aconteceu de fato com os vilões e como Lena lidará com mais um ano de espera pela Décima Sétima Lua.

Como assisti o filme primeiro, fiquei com medo de que os atores e os lugares do filme suplantassem a minha imaginação, mas a única coisa que consegui manter do filme nítido na minha cabeça  foi o ator Jeremy Irons como Macon. Simplesmente porque eu o adoro e o considero um ótimo ator.  De resto tudo foi imaginado de acordo com as descrições do livro.


A edição brasileira tem lá seus errinhos de revisão, mas nada muito gritante. O que eu até acho engraçado (ou tento evitar) de comentar, já que sofri um ataque via twitter uma vez quando reclamei da revisão de um livro que tinha alguns erros ridículos, e algum “ser” que deve trabalhar na área ficou todo ofendido pela sua categoria profissional. Mas Whatever.

Vou querer comprar essa coleção para mim, e só não comprei ainda porque não encontro mais a capa antiga nas livrarias físicas que visitei. Livro com capa de filme é muita sacanagem, ainda mais um filme que não fez jus ao livro.  Quando a Galera Record  relançar com a capa da 1ª edição, eu compro. Ou acho em sebos, não tem problema.

Ah!Adorei a  “explicação” do titulo do livro. Dezesseis luas em português devido aos dezesseis anos que seria o auge de Lena e sua escolha entre as Trevas e a Luz, mas o nome original Beautiful Creatures, vem de uma fala de Macon que eu achei magnífica: “ Mortais. Tenho inveja de vocês. Acham que podem mudar as coisas. Parar o universo.Desfazer o que foi feito muito antes de vocês surgirem. Vocês são criaturas tão lindas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário