Bem vindo ao meu pequeno espaço de reflexões e coisas bobas do dia a dia! Meu mundinho particular =D

domingo, 23 de outubro de 2016

Sobre Cassandra Clare




Anos que não escrevo sobre livros, ainda mais em uma era em resenhas em vídeo são muito mais comuns, mas há um tempo venho segurando opiniões dentro de mim e tenho que deixa-las ir. 

Então  vamos começar a descarregar sobre Cassandra Clare

Meu relacionamento com essa autora vem muito de uma questão de AMOR E ÓDIO. Amo e odeio como ela trabalhou com suas lindas histórias e maravilhosos personagens. 

Comecei a ler Instrumentos Mortais por volta de 2008. Ainda estava na faculdade e apenas os três primeiros livros haviam sido lançados. Li os três, e adorei. Agora em 2016, depois de passar o ultimo ano ouvindo uma amiga comentar, sofrer e reclamar sobre o final da saga é que resolvi pegar para terminar a leitura. Mas fiz diferente. Comecei por Peças Infernais, reli o que já tinha lido, terminei Instrumentos Mortais e fechei com o primeiro Os Artifícios das Trevas ( Dama da meia noite)  e Crônicas de Bane e Códex dos caçadores.
   


Já nas Peças infernais percebi como a escrita da autora deu uma boa evoluída. Ela focou sua historia na relação dos personagens, construindo onde o vilão entraria e qual seria a ligação de tudo  para os outros livros.  Nos três livros das Peças infernais conseguimos ver muito mais sobre a dinâmica do mundo das sombras, como é o funcionamento burocrático dos caçadores, o sistema da clave e como ela pode ser corrupta e inútil em momentos de extrema urgência. Amei Will,  Jem, Tessa, Charllote, Henry, os Lightwood e Magnus novamente como a melhor pessoa. Adivinhei muitas coisas do plot relacionadas ao vilão, o que tornava as coisas muito previsíveis,mas a melhora é excepcional. E a pegada steampunk também foi uma ótima jogada para o enredo.


Voltei para os Instrumentos Mortais  e pude perceber  mais acentuadamente a diferença na escrita dos  primeiros livros. Eles são mais leves, sem muita explicação (o que Peças enfocava), cheios de diálogos, muitos desses chatos. Clary e Jace apesar de bons personagens me cansou muito a certa altura. De todos os seis livros, o que para mim mostrou o melhor ritmo foi o quarto livro. Talvez pelo fato de  ter um enfoque maior no Simon, ou ser um pouco mais curto ... eu não sei, mas tive a sensação que foi o melhor estruturado  sem muitas voltas e enrolação, com uma dinâmica muito boa entre os personagens e o desenrolar da historia prevista para aquele  volume. Então, sobre o cinco e o seis, apesar de terem partes muito boas, eu achei mais cansativo, com mais enrolação. Sebastian me irritou profundamente junto com a Clary, e Jace, este não  sendo completamente o Jace, deixava tudo com um sentimento ruim quanto ao futuro do que aconteceria com eles.  Mas ... gostei do final. Gosto de finais felizes e o final, principalmente do Simon, não me incomodou ( como incomodou a minha amiga que detestou o final).




E então chegamos a Dama da  Meia Noite e fiquei muito feliz com esse livro. Essa família que teve um inicio tão trágico no ultimo Instrumentos Mortais, tem que sobreviver nessa nova saga. Amei todos os personagens,  entretive-me com os suspenses, fiz teorias, não adivinhei o vilão ( embora estivesse bem na minha cara eu não estava prestando atenção muito nele), e prevejo tretas infinitas com o desenrolar da historia desses dois parabatai que se amam. 

Agora por unanimidade sobre todos os livros: 1- odeio a clave. ODEIO. Se existe uma instituição mais ridícula do que esta no mundo dos livros eu desconheço. A clave é podre! Anos e anos, lutando contra demônios, tendo exemplos de péssimas atitudes e decisões e eles simplesmente não aprendem em nada. Não são capazes de olhar para a história dos caçadores de sombras, do submundo e mundanos e pensar de uma forma diferente. Ter atitudes diferentes. Dar atenção a membros que pensam diferente. Podre. Em certos momentos a clave chegava a me dar dor no estomago de tão ridículo que era ver como o ser humano, com sangue de anjo ou não, consegue ser podre. 

2- Cassandra Clare não sabe escrever SEXO. Meu Deus, como isso me irritou. Me irritou muito. Essa mulher está lidando basicamente com um público de 14 anos pra cima. Eu tenho 29. Ela está lidando com leitores que estavam órfãos de Harry Potter, esses leitores cresceram. Minhas leituras atuais estão divididas  basicamente em 45%  putaria, 45% fantasia, 10% outros. E aí, Jace e Clary passam seis malditos livros no vai e não vai, para terem uma primeira vez  ridícula de ruim, e com zero descrição. Cassandra floreia, floreia,  e não mostra. Alias deve ter sido uma merda fenomenal esse sexo dos personagens para ela evitar tanto fazer uma cena legal cheia de prazer para todas as partes envolvidas, o que envolve também o leitor. Incluindo aqui também, todas as cenas de sexo todas os livros, peças e dama da meia noite também. 


                                         Filme X Serie de Tv

Quando  o filme foi lançado eu fiquei extremamente descontente com o ator escolhido para fazer o Jace. Não gostei. Ele era magrelo demais,  e não interpretou bem o personagem. Alec e Isabelle, também fiquei meio com o pé atrás, Luke muito insosso, mas lembro de ter gostado muito do Simon e Magnus.  Valentine ( adoro o ator Jonathan Rhys-Meyers) pra mim estava até bom. Reclamei de algumas mudanças mas entendo que é uma adaptação. Foi de longe uma adaptação MUITO FIEL ao primeiro livro, uma pena não terem conseguido bilheteria e sucesso o suficiente para continuarem a produzir os outros filmes.

E então veio a serie de TV. Só assisti a serie depois de toda a leitura dos livros, acabei exatamente hoje de assistir a serie, e me arrependo de ter reclamado do filme. Queria fazer um mashup de elenco. Alec e Isabelle da serie ficaram ótimos, Magnus muito bom sempre. Se posso escolher um Jace apesar de nenhum ser o JACE dos livros( não conseguiram interpretar muito bem) eu fico com o da serie. A serie pegou acontecimentos dos três primeiros livros e ferrou toda a linha temporal. Então pra mim foi muito AMOR E ODIO mesmo. Os efeitos são pobres mas dão pro gasto, a produção não tem muito dinheiro mesmo. Espero que a segunda temporada , que está prevista para janeiro de 2017  fique boa. 




E agora ficar no aguardo dos próximos livros de Artifícios das trevas em 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário