Bem vindo ao meu pequeno espaço de reflexões e coisas bobas do dia a dia! Meu mundinho particular =D

sábado, 17 de agosto de 2013

Livro: Easy


Easy - Tammara Webber - Verus - Ano: 2013 - Páginas: 305


Sinopse - Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar um fora no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para sua nova realidade: ela está solteira, frequentando uma universidade que nunca quis, ignorada por seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase repetindo em uma matéria. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega de seu ex. Salva por um cara lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o cara que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares. A atração entre eles é intensa. No entanto, os segredos que Lucas esconde ameaçam separá-los. Mas eles vão ter de descobrir que somente juntos podem lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade — e encontrar o poder inesperado do amor.


Assim que acabei de ler Belo Desastre, Lis Santos disse:  “Ele é uma Bela Bosta, leia Easy. É muito melhor”. Então logicamente, eu fui ler Easy.

Mais um romance universitário. Young Adult como o gênero é vendido. Jacqueline preferiu seguir os passou do namorado a seguir carreira em alguma grande escola de música e orquestra renomada e logicamente se fodeu, porque o dito cujo terminou o namoro.  E é então que conhecemos Lucas. O cara a salva de ser estuprada no estacionamento  de uma festa de fraternidade enquanto estava indo embora, por um cara “amigo” da mesma turma/fraternidade que o antigo namorado. Ela prefere não denuncia-lo ou chamar a polícia, só quer ir pra casa. Grande erro gata. A perseguição só vai começar.

Mas enquanto ela vivia sua fossa pós término, perdeu várias aulas de Economia e vai perder o semestre na matéria se não der um jeito de se recuperar, ganha então a tutoria de um cara indicado pelo professor e “super legal” em seus emails com ela. Mas ainda temos Lucas, e ele está na mesma turma de economia, e uma coisa leva à outra para o nosso novo casal.

Quando o colega perseguidor volta a atacar com o objetivo de terminar o que não conseguiu no dia do estacionamento, Jacqueline escapa por pouco, mas alguma coisa deve ser feita, ou o medo constante de que ele possa conseguir o que quer vai paralisá-la. Então ela conta para a melhor amiga o que não tinha contado, e é essa amiga que vai colocar a coisa para funcionar. Depois da fúria inicial , a primeira coisa a ser feita são aulas de defesa pessoal.  E mais uma vez, lá está Lucas, ele é um dos instrutores de defesa. E ele tem tantos empregos ao redor daquela universidade que é difícil imaginar como ele tem uma vida social.  

Além do cara ser um puta desenhista e gostar de esboçar Jacqueline ,o que dá espaço para o casal começar um envolvimento maior. E como sempre, cheio de idas e vindas.

A historia dele está pautada em questões de violência contra a mulher e estupro. Sua história pessoal me levou a horas de lágrimas. Perceber a forma como ele cresceu e como ele tenta ajudar o mundo contra aquele tipo de violência ao seu modo é emocionante.  Ele tem problemas, sua vida não foi fácil, mas ele tenta fazer a coisa certa sempre que pode.

É um assunto que deveria ser mais explorado,  principalmente no âmbito feminino e como se portar perante tal perigo. Nunca permanecer em silêncio, sempre procurar ajuda e aprender a se defender.  Lis Santos diz que todas as  mulheres deveriam ler este livro.


A leitura dele é fácil e empolgante. Li em um dia. Adorei o livro e dei três estrelas para ele no Skoob, mas Lis Santos diz que eu deveria classificar a nota dos livros aqui em Ovários. Ela dá 5 ovários à ele. Ela realmente gostou. É lindo e quente : )

 


4 comentários:

  1. Cinco ovários?! kkkkkkk... Mais uma resenha que me faz querer ler Easy :D

    ResponderExcluir
  2. OK, vamos tentar de novo, espero que a luz não apague

    Easy é um livro "fácil" de ler. É focado no romance, mas existe um coadjuvante nesse livro que é o primeiro a aparecer, não é muito sutil, mas te envolve de uma forma que vc acaba querendo procurar mais sobre ele. Tô falando do estupro.
    O publico alvo desse tipo de livro (chic Lit universitário atual) sempre me parece ser as meninas que cresceram com crepusculo ou a bela bosta do belo desastre.
    E eu espero que todas elas, e todas as outras leitoras (sim, eu separo, desculpa, sou preconceituosa, desculpa mesmo, é mais forte que eu) leiam esse livro.
    É o livro que toda a menina que acha estupido a tal da "marcha das vadias" e que solta a perola "Não pode reclamar de estupro se tava de sainha curtinha e tinha bebido todas" deveria ler.
    COmo eu disse, o coadjuvante desse livro te envolve (vc ativista ou só com a mente fechada) de uma forma muito sutil.
    Sobre o romance:
    Lembro que brinquei no comentário sobre Belo Desastre que o Travis parece onipresente, nivel olho de Sauron. Mas o Lucas ganha, nivel perseguidor. Mas é tão fofo o jeito que a autora coloca isso (e plausivel) que vc não liga pra essa peculiaridade.
    Comparando tmb (já que a minha indicação foi por meio de uma comparação com Belo Desastre), Lucas, assim com o Travis, tmb tem probleminhas.
    Mas muito mais serios, afetados pelo "coadjuvante" do livro. Pois estupro não afeta só a mulher, afeta a familia dela também.
    Lembro que vi, há alguns dias, um episodio de Law and Order SVU cujo tema era exatamente o do livro. Estupro em universidades lá nos EUA. Não sei as estatisticas nas universidades brasileiras, mas na serie eram alarmantes.
    GOsto dessa serie pq ela dá um "final feliz" em boa parte dos casos. Culpados são condenados, vitimas ou familiares recebem a ajuda e claro, a justiça.
    Quem dera sempre fosse assim.
    Então, sei lá, o livro do ponto de vista de romance é fofo, o cara é gostoso nivel Marian Keyes, a menina amadurece e se torna forte (fisica e emocional) com a ajuda dele (e ele, psicologicamente, tá ferrado tanto quanto ela, quem leu vai entender).
    Recomendo, e é melhor que a Bela merda do Belo Desastre.
    Grazzy, agora leia DESASTRE :P
    VAI POR MIM EU MANJO DESSES PARANAUÊ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-*
      Sim sua linda, você está certinha. Meninas tem que sair dessa onda de dominação masculina e ver o outro lado da moeda com esses livros mesmo.
      E Eu lerei ele sim ^^ queria pegar ele em livro,mas qualquer coisa vou de ebook mesmo.

      Excluir